Leitura sem Fronteiras

Já faz algum tempo que estou "participando" com o coração e divulgando as ações das amigas que trabalham com livros livres. A Freguesia do Livro, a Bibliopote, a Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa são projetos lindos que levam livros sem nenhuma burocracia às pessoas.

Com a ajuda da Freguesia eu montei a Mini-biblioteca da Oficina de Costura da Amélia, perto do meu trabalho. Na mesma época minha nova amiga, a Olidete Rotava, montou a mini-biblioteca do Posto Panda, também com livros da freguesia. A Olidete adorou a ideia e resolveu começar um projeto independente aqui em Pato Branco, para cuidar das bibliotecas daqui, promover campanhas de doações e começar coisas novas. E eu me juntei a ela.

Estante lá na Amélia!
Além da mini-biblioteca dessas, também temos estantes na indústria Finemóveis e no cartório Pedro de Sá Ribas. Estamos organizando mais uma, que deve estar pronta na semana que vem!

Estamos trabalhando para transformar essa ideia em moda e a moda, em tradição, costume. Eu estou doando meus livros, mas um dia também vou pegar um livro de uma das bibliotecas para ler. A vontade é que se torne hábito, emprestar, ler, devolver e doar livros, como tomar café, ir ao mercado, ao dentista. Sem que ninguém controle nada, todos podem usufruir da leitura em conjunto!

Você pode ajudar doando livros. Entre em contato comigo pelos comentários aí embaixo, ou pelo e-mail sharon.caleffi@gmail.com. Por enquanto estamos aceitando livros de literatura, infantil e juvenil e os de não-ficção em geral. Ainda não estamos ajudando bibliotecas escolares, então não precisamos de didáticos ainda.

Nossa estante no Posto Panda!

E no Cartório Pedro de Sá Ribas!
Se você quer, mas está em dúvida, reze a Oração de São Pessoa do Desapego Literário com a gente e tente libertar só um livro hoje! Quem sabe amanhã não venham mais?

Mais links:

- Oração de São Pessoa do Desapego Literário
Três formas de libertar seus livros
- Ler pra quê, caramba? - como os livros podem ajudar alguém
- Mini-biblioteca da Oficina de Costura da AméliaAs regras da mini-biblioteca da Oficina de Costura da Amélia
- Etiquetas para livros livres!

Outros projetos de bibliotecas livres no Paraná:

- Freguesia do Livro
- Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa
- Bibliopote

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan