Série "Maneco Caneco", Luís Camargo (A biblioteca do Tomás - parte 2)

No primeiro post da série sobre os livros do Tomás, eu falei dos que tinha comprado naquele mês. Hoje vou falar sobre os livros que tem um grande valor emocional para esta mamãe leitora.

A "estante emotiva" do Tomás: os livros da mãe

Quando estava na licença maternidade descobri no site da editora Ática os livros que líamos nas aulas da segunda série. Eram eles que nós disputávamos para emprestar na biblioteca da escola. Além dos do Maneco, quero ver se consigo comprar mais alguns, como o "Lúcia Já-Vou-Indo", da Maria Heloísa Penteado e os da Sylvia Orthof, "Maria vai com as outras" e "A vaca Mimosa e a mosca Zenilda". Na época estavam caros, só eram vendidos pela editora e por 30 reais cada um, então tive que maneirar. Agora baratearam um pouquinho (só um pouquinho) e saem entre 20 e 25 reais cada um.

Maneco construído
por alunos da
escola Recreio
Então comecei comprando meus preferidos de criança, a série "Maneco Caneco", escrita pelo Luís Camargo, que tem quatro livros. Todos tem aquele tipo de história que pode "continuar" depois de fechar o livro... seja fazendo alguma coisa com as mãos, uma brincadeira, seja cozinhando ou plantando! Olhem:

"Maneco Caneco Chapéu de Funil" é a história de como uma concha, uma escumadeira, um cabide, uma pá, uma vassoura e um caneco que não eram usados para nada e se juntam para formar um boneco (autômato? robô?). O enredo não é grandes coisas, na verdade, mas tem as coisas que os pequenos gostam, repetição e imaginação. E claro, dá pra construir o boneco em casa!

A parte que o Tomás mais gosta é a cozinha "onde nunca se limpava nada" e os bichos nojentos espalhados por tudo, ecows, que "bubuça"!

A pá e a vassoura moravam em uma cozinha
onde nunca se limpava nada.
Nem um nadinha de nada.

Panela de Arroz é a segunda aventura do Maneco. Ele e o Leitão Leitor encontram uma casa em forma de panela e, para entrar nela, porta após porta, precisam responder adivinhas. É mais divertido que o anterior e ainda é uma receita básica para cozinhar nosso tradicional arroz brasileiro. Dá pra usar o livro como "guia" e cozinhar com o filhote, ó:


Esse livro foi o primeiro que o Tomás rasgou. Fez a página central em picadinho... peguei outro exemplar na biblioteca pública daqui e copiei as páginas para consertar... ficou meio capenga, porque eu colei o texto no verso da página, com medo de estragar a cópia colorida imprimindo o texto de cabeça pra baixo...


Em Bule de Café, Maneco e o Leitão Leitor encontram o Saci e descobrem como o café é feito, desde a plantação até a hora de beber. E é isso... meio sem gracildo, achei o mais fraco da coleção, mas Tomás curte o Maneco e embarca na história. Tem um trem!


Não temos costume de passar café em casa, mas pra quem tem, é legal pedir ajuda aos pequenos também. Eu adorava ver a água escorrendo pelo filtro e deixando o pó de café em montinhos molhados...



Folia de Feijão já resenhei. É o último da série e o preferido do Tomás, tem mais animação e personagens. A gente plantou feijão em casa e foi uma alegria pro petiz acompanhar o crescimento das plantinhas.

Eu fico imaginando que poderiam ter outros livros nessa série, vocês não?. O primeiro e mais óbvio é o "Estoura Pipoca"! Depois dá pra fazer um sobre chimarrão, outro sobre queijo de minas, goiabada cascão, todas as comidas típicas e gostosas do Brasil. Maneco vai conhecendo mais sobre nossas tradições e comidas e as crianças também.

E você? Também lê pros seus filhos os livros que você gostava na infância?

---
Mais literatura infantil aqui.

Comentários

  1. Este não conhecia, mas interessante o conceito de série, assim os pequenos se familiarizam com o personagem. Me lembrei de um que foi muito trabalhado em sala de aula, estava na quarta série, o Suriléia Mãe Monstrinha, gostei muito dele, fizemos nossa versão do livro, teatro, enfim, foi muito bom. E também o Curiosidade Premiada - se não me engano você já falou dele por aqui, ou eu me engano?

    Muito bom viajar de volta àqueles tempos.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL O LIVRO MANECO CANECO E A PANELA DE ARROZ, FOI UM DOS MEUS LIVROS DE INFÃNCIA FAVORITO, É UM LIVRO MUITO BOM E POR ISSO RECOMENDO!

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus prediletos também ! Recomendo também a menina que o vento roubou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes