O preço do livro infantil no Brasil - parte 2




No post do dia 30 de maio sobre o preço do livro infantil, a conclusão: livro infantil é caro. É sim. Não tem impostos! Nossa, então é mais caro ainda! É. E os melhores são caríssimos. Os mais divertidos, imaginativos, lúdicos, os que fazem sonhar... são muito caros. Mas tem livro barato e bom. Nem todos são incríveis, emocionantes, nem todos vão ficar no coração como preferido. Mas nem todos são ruins.

Comprei alguns livros baratíssimos, de R$ 1,99 cada um. Não gostei. As histórias são resumidas demais, simples demais, tolas demais. Uma que outra ilustração se salva, mas elas não são bem pensadas, não são... arte.  Mas também tem história boba em livro caro, atenção, hein!!!

Mas encontrei boas histórias e boas figuras em três coleções baratas da editora FTD. "Na Mata", "Na Selva" e "Caixinha de contos". Livro barato sempre tem um "senão". No caso, são brochura, capa mole, papel couché decente, mas rasgável. Tomás já mandou pro "hospital dos livros" um deles, pobrezinho.

Coleções "Na Mata" e "Na Selva"

As duas primeiras coleções são quase uma só. Pequenas histórias de bichos, mas "Na Mata", eles são brasileiros e "Na Selva", não. Os textos são de Alba Capelli e Dora Dias. São histórias simples sobre o cotidiano real dos bichos e as ilustrações são cuidadosas para refletir a anatomia e o habitat.



Nós temos o do lobo guará. Para vocês terem uma ideia, e o texto não é artístico, é mais descritivo, mas tem coesão, sentido e hum, chega em algum lugar. A edição é de 2008, a ortografia não foi revista:
"Quando eu era pequeno, parecia um cachorrinho com pelinhos preto-acinzentados.
Brincava com meus irmãos, enquanto mamãe saía à procura de comida.
Depois que eu cresci, fiquei bem diferente. Meus pelos ficaram de cor laranja-avermelhado*... com manchas pretas no focinho, nas costas e nas pernas. Na garganta* e na cauda, tenho manchas brancas.
Minhas pernas são finas e compridas. Pareço até uma raposa com pernas de pau.
Aprendi a caçar com meus pais e a procurar pequenos animais, alguns vegetais e frutas que gosto de comer.
A fruta-do-lobo, uma baga verde, grande e doce, é minha comida predileta.
Fujo de encrencas mas, quando é preciso, mostro os dentes e rosno pra valer.
Prefiro a noite para fazer grandes caminhadas.
Meu  nome, Guará, foi dado pelos índios porque uivo assim:
-"wá... áááá, wa...rááá"


* "laranja-avermelhado é um exagero de preciosismo anatômico... mas ele tem mancha na garganta? dentro da boca? hmmm?

Enfim! O melhor é o preço! Entre R$ 8,00 e 12,00 reais.

Coleção "Caixinha de Contos".

São histórias conhecidas recontadas pela Eunice Braido. Nada de pelos na garganta aqui, o texto é bom e divertido. No nosso livro, "A velha e o porquinho" o único senão é o "porquinho para ser seu companheirinho". É chato um texto cheio de diminutivozinho... mas pelo menos é só ali. Então, essa história é muito divertida e nas ilustrações tem uns bichinhos escondidos que é gostoso procurar. Vale a pena e só custa 7 reais!



Mais livros baratos da FTD

No catálogo da editora tem livros baratos... mas fora essas coleções, não posso recomendar nada, não li, não peguei na mão. Mas os livros são fáceis de achar, em Pato Branco tem nas papelarias, por exemplo. É rapidinho para ler... dá pra decidir fácil o que levar. E também dá pra encomendar na internet junto com aquele livro lindão de R$ 40,00 que você compra a cada dois meses... ou um ano. As coleções mais baratas são:

"Fábulas encantadas", "Contos de Ouro", "Livro Mágico", "Castelinho", "Contos de papel", "Hora de ler", "Aventuras"- tem tantas editoras publicando essas histórias (Rapunzel, A raposa e as uvas, Pequeno Polegar, Hobin Hood, Gulliver) alguém tem que fazer um post com todas as edições de cada uma, que tal, trabalho monstro ou não?

"Pegadinha" - tem um livrinho, "O camelo camelô" que vale os R$ 7,00 só pela gracinha do título... ou não. Eu ri.

"Zumzum" - histórias com insetos;

"Casinha e Companhia" - cada livro uma raça de cachorro: Husky, Doberman, Vira Lata...

Lembra, né?
"Contos da Mitologia" - lembram daquele desenho animado da nossa época que se passava em Roma? Então, a coleção não tem nada a ver, é mitologia grega. Mas como todo mundo confunde mesmo, melhor ir mostrando pro seu filho a diferença...

"Lendas Medievais" - A história do Rei Artur dividida em livros por personagens... Eu adoro histórias arturianas, mas assim, em livros individuais, achei complicado. Não li nada, mas será que a história fica coesa? Achei estranho... vamos ver se ainda vai estar disponível quando o Tomás tiver uns 7, 8 anos. Por enquanto não vale a pena comprar.

"Encanto" - Segundo a editora são "elfos, fadas, silfos e sílfides em belíssimas histórias". Fiquei meio cabreira, assim como desconfiei das arturianas... Tem que pegar e ler. Se alguém se aventurar, me conte.

"Coleção Xereta" - no estilo "Na Mata" e "Na Selva", mas são bichinhos de quintal... minhoca, tatuzinho, lagartixa. Essa eu vou comprar toda pro Tomás!

Concluindo

Tem livro bom barato, mas é de papel simples, o texto tem pequenos errinhos e as ilustrações não são memoráveis. Se procurar, se encontra algo que valha a pena. É ler antes de pagar.

---

Comentários

  1. Sharon,

    Anotando mais estas dicas. Estes me pareceram com um bom preço, e são caprichados - e pensar que livros para crianças acabam quase sempre parando no hospital, rs. E, nossa, eu lia muito os livros da FTD quando criança, assim como da Ática, enfim. Bons tempos ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei as dicas, concordo plenamente e obrigada por me indicar!
    Eu compro muiiiito livro em sebo, principalmente na www.estentevirtaul.com.br eu legal as crianças ganharem livros de segunda mão, pq o importante mesmo é o conteúdo, não importa se uma ou mais pessoas já leram, o livro, a história continua a memsma! E tn digo que é um ato de amor às arvores, nós salvamos um livro que iria fora, assim a natureza agradece tb!

    Bjos, gisele e kids! Vou esperar o Skoob do Tomás, então!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes