Dia 09: onde estarão os livros que eu deixei ir?

A Tábata, do Happy Batatinha, convida os leitores todo ano pra uma série de postagens sobre literatura. Esse ano, cada dia do mês de outubro tem uma pergunta para inspirar um post. Nono dia e o que acontece com os livros que compramos e não queremos mais.

Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta?

Guardar pra sempre só o que é muito bom. Na minha seleção entra de tudo, tem livros que nem acho bons e ainda estão aqui por serem de algum autor legal.  Cancioneiro, do Fernando Pessoa. Mas tem alguns que eu passo pra frente. Tem os que são bons, mas não magníficos. Os que eu não gostei tanto mas interessam a alguém. E a literatura "descartável", esses que a gente compra só pra passar o tempo e depois se livra rapidinho antes que os outros livros da estante percebam. Quando eu trouxe "A garota da capa vermelha" pra casa, fiquei imaginando meus Sandman revirando os olhinhos: "Não, essa coisa não vai ficar aqui do meu lado!" E a "Liga Extraordinária" comentando com o "From Hell": "Me recuso a morar no mesmo lugar que esse caça-niqueis de uma figa! Transformar uma história tão conhecida em chick-lit é um insulto!"

A garota da capa vermelha. Sarah Blakley Cartwright.

Troquei rapidinho.

Os primeiros livros que eu troquei foram pelo skoob. O pessoal me ensinou como enviar bonitinho e de forma bem barata. Não anotei todos os que foram, mas lembro que os primeiros foram a série "O Imperador" do Conn Iggulden. Até que eram legais, mas sei lá, a vida de César é que não é muito interessante mesmo... No seriado "Roma" da HBO eles tanto sabiam disso que colocaram a dupla Pullo e Vorenus! Sem discussões, a melhor narrativa sobre Cesar é a série da HBO. Mr. Iggulden é bom de narrativa, mas as melhores histórias dele são a da série "O conquistador", sobre Gengis Khan. O primeiro livro, "O lobo das planícies" é perfeito. Dá pra ler o primeiro capítulo aqui. Esse eu não troquei.

O Lobo das planícies. Conn Iggulden.
(sebos, skoob, livra)

Sobre os sistemas de trocas é o seguinte: no skoob o bom é poder trocar livro por livro. Você não vai trocar aquele HQ foda por qualquer coisa. Então dá pra gerenciar melhor o negócio, mas não tem troca todo dia, toda hora. Mais rápido é trocar pelo Trocando Livros ou pelo Livra Livro. Então você ganha um ponto para escolher qualquer livro... mas nem sempre tem livros que você quer. E agora no Trocando ficou chato de procurar livros, não tem mais pesquisa por tag. Já no Livra Livro você pode ir marcando os desejados para trocar depois que conseguir pontos.

Livros que eu troquei e estão por aí:

"Totem e tabu" e "Futuro de uma ilusão", Sigmund Freud
"A Rainha Estrangulada" e "O Rei de Ferro", Maurice Druon
"Niels Lyhne", Jens Peter Jacobsen.
"A Rainha da Tempestade", Marion Zimmer Bradley

Livros que chegaram por troca e já foram embora:

"O espinafre de Yukiko", Frederic Boilet 
"Olhe nos meus olhos", John Elder Robison
"Correndo com tesouras", Augusten Burroughs (irmão do John aí de cima)
"Minha vida de menina", Helena Morley
"A cabeça bem-feita", Edgar Morim
"Dália Negra", James Ellroy

Livrões que chegaram e não sairão:

Elektra Assassina. Frank Miller, Bill Sienkiewicz

Buracos, Louis Sachar

Tô trocando:

Preacher: a caminho do Texas, Garth Ennis
Lobo, Keith Giffen, Alan Grant, Simon Bisley

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes