Em frente à nossa casa tem... a caixa de correio!

Tomás não nega a raça e gosta de livros. Brinca de tudo, corre, joga bola, se esconde, empurra carrinho, assusta passarinho, assiste Dora (adora o mapa!), Backyardigans e tudo mais. Mas volta e meia ele puxa um livrinho da estante e bate no chão ao lado dele me chamando pra sentar e ler.


O livro preferido dele agora (1 ano e cinco meses) é uma delícia, o preferido da mãe e do pai também. "Em frente à minha casa" (vejam o vídeo de divulgação!) da Marianne Dubuc, lançado pela WMF Martins Fontes em 2010.

A história começa mais ou menos assim: "No alto de uma colina, atrás de uma cerca marrom, embaixo de um carvalho tem..." aí você vira a página: "minha casa". Na página ao lado, continua:
"Em frente a minha casa tem..." - vira a página -
"uma roseira".
"Em cima da roseira tem..."
"um passarinho."
"Atrás do passarinho tem..."
E vamos passeando por um livro histórias infantis, depois em uma floresta, e uma montanha, e uma gruta, e no espaço, o mar e ao final voltamos para uma casa no alto da colina pra começar tudo de novo. Na primeira vez que a gente lê tem aquele suspense do "e agora?". Mas não enjoamos da histórinha mesmo depois de 257 leituras (e contando! ufa!)

O Tomás abre o livro de qualquer jeito e a gente começa de qualquer parte, sem prejuízo nenhum. Ele pula as páginas (tem só um ano e quatro meses, não consegue folhear direitinho) e parece que nem assim o negócio perde o sentido... Atrás da roseira tem um urso? OK. Atrás do pirata tem um orangotango? Legal!

Tomás gosta especialmente da escuridão: "Na escuridão tem... um rugido" e ele faz "Uarrrrr...", do vampiro (ele chama de macaco: diz ah! ah! e coça a cabeça), do leão "Uarrrrrr..." e do orangotango, que aparece na quarta capa também. Brincamos de virar rápido da página pra capa, orangotango, orangotango, orangotango, orangotango...

O livro é uma delícia e passou meio despercebido aqui no Brasil. Foi traduzido em 11 línguas e está sendo vendido em 12 países. Encontrei o blog da Jill Tullo, sobre os livros que ela lê com os dois filhos e ela conta como é ler o livro com uma criança mais velha. Bem divertido imaginar o Tomás gritando as coisas que estão na outra página! Outra coisa legal que eu imagino que dê pra fazer é comprar o livro em várias edições para ler em outras línguas. Ah, se o dinheiro fosse infinito!

O site da escritora e ilustradora é fofíssimo. No portfolio dela há algumas ilustrações do livro, como esta aí em cima, das coisas que estão dentro do lobo mau. E os outros livros dela parecem tão divertidos quanto o "EfmC".

O livrinho conseguiu o 3o. lugar em design de livros no Canadá no prêmio anual da Alcuin Society e foi indicado para vários outros prêmios.

Update: fiz um vídeo pro livro pra semana de literatura do Mamatraca! Eu sou a última da página: assistão!

Comentários

  1. Gostaria de comprar este livro mais não o encontro em nenhuma livraria. Como faço para adquirir um? Quem teria um para me vender?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan